Projectos Implementados
Banco de Roupa e Brinquedos
Objectivo:
Este Projecto iniciou-se no ano de 2003 por iniciativa do Serviço Social do Hospital de Sta. Marta, tendo no ano de 2007 sido formalizada parceria com a Liga. Tem o objetivo de apoiar o Serviço supracitado para que o mesmo possa responder às necessidades e fragilidades expostas pelos utentes, nomeadamente a nível de vestuário e brinquedos para as crianças encaminhadas pelo S. de Cardiologia Pediátrica.
População-Alvo:
Utentes acompanhados pelo Serviço Social do Hospital de Sta. Marta com acentuada carência social e económica.
Banco Alimentar
Objectivo:
Este Projecto iniciou-se no ano de 2008 por iniciativa do Serviço Social do Hospital de Sta. Marta, tendo no ano seguinte sido desenvolvida uma parceria entre este serviço e a Liga. Com este projecto a Liga pretende apoiar o Serviço supracitado para que o mesmo possa dar resposta a algumas necessidades e fragilidades expostas pelos utentes, nomeadamente a nível de alimentação.
População-Alvo:
Utentes e funcionários acompanhados pelo Serviço Social do HSM e, deste modo, com acentuada carência social e económica.
Banco de Ajudas Técnicas
Objectivo:
Este projecto encontra-se a funcionar desde 2008 Pretende-se apoiar os utentes seguidos no Hospital de Sta. Marta com limitações físicas e que necessitam de usar cadeiras de rodas; camas articuladas, entre outras, quer seja de carater temporário ou definitivo. Este apoio é cedido de acordo com os rendimentos do utente e respetivo agregado familiar.
População-Alvo:
Todos os utentes seguidos no Hospital de Sta. Marta (internamento e ambulatório) com limitações físicas e funcionários deste Hospital.
Cabeleireiro Móvel
Objectivo:
Este projecto desenvolve-se em parceria com a Empresa Martins Cabeleireiros. Destina-se aos doentes que permanecem internados no Hospital de Sta. Marta e, por esse motivo, não se podem deslocar ao exterior para tratar da sua parte estética e de higiene.
População-Alvo:
Todos os utentes que se encontrem internados no Hospital de Sta. Marta.
Banco de Emprego
Objectivo:
Este Projeto destina-se a apoiar e acompanhar os funcionários do CHLC-HSM e os utentes/familiares acompanhados neste mesmo Hospital. Pretende-se dar resposta a esta população que, muitas vezes, solicita apoio por se encontrar numa situação de extrema fragilidade sócio-económica. Este projecto é desenvolvido através da articulação com os Médicos, Enfermeiros e outros Técnicos que, muitas vezes, procuram pessoal para trabalhos pontuais e /ou continuados e com os Utentes/Familiares acompanhados no CHLC –HSMarta, que muitas vezes solicitam apoio domiciliário a nível de higiene do domicílio, ou execução de outras atividades. Pretende-se, deste modo, efectuar a gestão entre oferta e procura dentro do CHLC, de modo a encontrar um acordo para uma possível conjugação de interesses.
População-Alvo:
Todos os funcionários e utentes/familiares do Hospital de Sta. Marta que se encontrem em situações sociais e económicas desfavoráveis e, neste contexto, necessitem de apoio na procura de um segundo emprego e / ou part-time, com vista a colmatar a situação em que se encontram inseridos.
Projectos em Desenvolvimento
Casa do Transplantado Pulmonar
Objectivo:
Este projecto visa reconstruir uma casa já definida para alojar doentes submetidos a transplante pulmonar e seus acompanhantes no pós-transplante, de forma a garantir a continuidade de tratamentos no período de pós alta hospitalar. Com este projecto pretende-se melhorar e humanizar os cuidados prestados aos doentes transplantados do pulmão e acompanhante oriundos de outras cidades do país, durante o internamento e no pós-alta hospitalar ou ambulatório, em local adequado e próximo do hospital, contribuindo para a promoção da saúde e continuidade de cuidados destes doentes.
População-Alvo:
Doentes Transplantados Pulmonares que residam fora de Lisboa, dando prioridade a doentes em situação de carência económica.
Transporte de Doentes
Objectivo:
Este projecto tem a finalidade de adquirir uma Carrinha de transporte de doentes, com fixação e sistema elevatório para duas cadeiras de rodas. Com este projeto pretende-se apoiar os utentes mais carenciados que, devido á fragilidade social e económica em que se encontram inseridos, não conseguem, muitas vezes, assegurar a sua presença nas consultas agendadas. Pretende-se ainda apoiar os utentes com limitações físicas e que necessitam de apoio para se deslocarem a consultas e/ou tratamentos.
População-Alvo:
Utentes que por motivos de limitação física e /ou carência socio-economica necessitem de apoio a nível de transporte do domicilio para o Hospital e do Hospital para o domicilio.